quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

TRÊS MULHERES MÍTICAS...

Ando pensando em mitologia, ultimamente. Os mits acalentam a alma nos momentos em que a razão foge atrás de carro batido, parentes doentes, problemas da vida quotidiana. Fui assim que lembrei de três figuras muito, muito mais interessantes do que o Harry Potter...
Perséfone/Prosérpina possui três rostos: o primeiro, de uma mulher de cara desvelada, o segundo, é velado, e o terceiro é o vazio da morte, o rosto sem rosto, pois não se pode olhar a morte no rosto.
Assim é a lua nova, a lua crescente/decrescente e a lua cheia.
Circe transforma os homens em animais, em porcos, através de seus feitiços. É uma feiticeira belíssima, inteligentíssima, mas muito, muito cansada de ser tratada como um simples objeto do desejo descartável.
Medéia, também, é uma feiticeira. Uma feiticeira oriental, que conhece poções e sortilégios. Abandonou tudo, para seguir o príncipe Jasão. Ela o ajudou - por amor - a roubar o carneiro de pele de ouro, chegando, com isso, a trair seu próprio pai e a matar seu próprio irmão.
Jasão, porém, a abandona para casar com outra princesa. Medéia se vinga: envenena a tiara danova esposa de Jasão. Sozinha, mata os filhos que teve com Jasão.
Assim fazendo, se livra de suas correntes e volta a ser poderosa.
Engana-se quem acha que se trata somente de uma louca ciumenta. Se assim fosse, não teria o desfecho final: o próprio Apolo envia, para ela subir entre os eleitos, sua carruagem solar, assim que ela realiza sua própria vingança...

Nenhum comentário:

Postar um comentário