terça-feira, 20 de dezembro de 2011

DIÁRIO DE VIAGEM: CHEGANDO NA MONGOLIA...


Eu estava devendo minha viagem para a Mongólia há muito tempo... finalmente, tomei uma atitude! Aqui vai um breve "diário" da visita ao templo Gandam em Ulaan Baatar...

... Chegamos em Ulaan Baatar por volta das 6.30. Já estava claro, e pôde observar, pela janela do avião, o lugar onde estávamos aterrissando. Pelo que constatei, a Mongólia, vista de cima, é uma terra verde e marrom, praticamente sem vegetação alta, ondulada.
Aqui e acolá, formas redondas, brancas: são as geer, ou yurtas, as tendas dos nômades. Aterrissamos nessa paisagem insólita e demoramos um pouco para sairmos do aeroporto, pois precisávamos esperar a emissão do visto.
Agora o visto no meu passaporte ocupa uma página inteira, e não consigo deixar de olha-lo: me sinto uma Marco Polo do século XXI, aqui, na terra de Gengis Khan, nossa, uma viagem que sonhei por tanto tempo!
Na saída, nossa guia estava nos esperando, uma moça muito jovem, que fala um pouco de italiano.
Do aeroporto até a cidade andamos um bocado, ladeando o nada da terra, vazia de um lado, com as grandes centrais elétricas do outro... tudo como nas minhas viagens imaginárias, tudo como nas imagens que criei em minha cabeça!
Descansamos, pois afinal, o vôo Moscou Ulaan Baatar demorou a noite inteira.
Na parte da tarde, fomos visitar um pouco de cidade.
A primeira parada foi o Gandam, um complexo enorme de templos e mosteiros budistas, talvez o maior do país.
Amei as suas edificações, assim como amei virar os cilindros do karma, assim como amei a gigantesca estátua do Buda e os estupas em volta do templo.
Um grupo de monges estava armando uma geer colorida, e vi como se constrói do começo ao fim.
Quando acabaram, deixaram a gente entrar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário