quinta-feira, 15 de outubro de 2009

PARADOXOS & ABSURDOS DAS LEIS DA BÍBLIA...


Sei que discutir de assuntos religiosos é um tema bem delicado, mas ando muito confusa, com as pessoas que fazem declarações sobre o que é "moralmente" certo ou errado, com base em uma seleção de trechos bíblicos que, cada dia mais, me parece aleatório.
Explico: condenações contra as minorias homossexuais, por exemplo, são frequentemente fundamentadas no LEVÍTICO, 18:22, que afirma que relações dessa natureza são abomináveis. Daí, vamos justificar discriminações, violências & tudo que é necessário para erradicar esse "mal", vamos internar em clínicas pseudo-psiquiátricas quem sofre desse "mal", vamos impedir que essas pessoas tenham cidadania plena no mundo...
O que não entendo, todavia, é de que maneira se deve agir em relação a outros trechos bíblicos relativos a LEIS & NORMAS que estão no mesmo lugar, a Bíblia, e que todo mundo rejeita como absurdas, ninguém sonha mais em aceitar.
Quero entender: com base no que algumas coisas são aceitas e confiáveis na Bíblia e outras não? Ou tudo ou nada, minha gente, e com base nisso, vou, aqui, expor minhas dúvidas sobre condutas & leis específicas que um bom crente deveria seguir. Aceito conselhos e sugestões sobre como aplica-las. Por favor, me ajudem:

1) Se alguém tem uma filha e quisesse vende-la como escrava, como se encontra em Êxodo, 21:7, onde se encontra o melhor valor de mercado?
2) Quando queimo no altar do sacrifício um touro, sei, pelo Levítico (1;9) que isso produz um cheiro que agrada as narinas do Senhor. O problema, porém, surge com os vizinhos, os quais reclamam que, para as narinas deles, o cheiro é desagradável. O que devo fazer? Espancar esses infiéis?
3) Lê-se, em Levítico 15: 19-24, que só se deve manter relações sexuais com uma mulher não menstruada. Como devem agir os homens, considerando que não é uma pergunta que a maioria das mulheres gosta de responder pois, em geral, é um pouco ofensiva?
4) Sempre Levítico, 25:44, afirma que tenho direito de possuir escravos, tanto mulheres como homens, desde que adquiridos em terras estrangeiras. Considerando minha posição de estrangeira por aqui, estou cheia de dúvidas em relação às minhas opções: posso comprar escravos argentinos, ou os acordos do Mercosul inviabilizam essa opção? Teoricamente, poderia adquirir escravos alemães, mas isso não seria condizente com minhas origens européias, pois na União Européia (da qual sou cidadã) eles não seriam mais exatamente de uma terra estrangeira. Alguém poderia me ajudar com esse dilema?
5) Tem gente que insiste em trabalhar aos sábados. Ora pois, sabemos muito bem que isso é pra lá de proibido, a ponto que em Éxodo, 35:2 se diz, claramente, que quem faz isso deve ser punido com a morte. Pergunto: estou moralmente obrigada a matar esses trabalhadores pessoalmente, ou posso delegar essa tarefa (sei lá, aos meus escravos de não sei onde?). Posso realizar a tarefa aos sábados ou, enquanto LEI, devo considerar a tarefa como trabalho e esperar aos domingos?
6) Um conhecido meu tem a sensação de que se, de um lado, comer lagostas, camarões e outros frutos do mar é um ato abominável (Levítico, 11:10), por outro lado é MENOS abominável do que as práticas homossexuais. Discordo, e acredito que os vendedores de caranguejos da paraíba deveriam ser punidos com grande rigor. Alguém pode me iluminar sobre como fazer?
7) LAST, but not LEAST, em Levítico, 21:20, proibi-se aos que têm defeitos da visão de se aproximar do altar de Deus. Considerando que fui míope por muitos anos, e que o defeito foi corrigido cirurgicamente (não, portanto, MANU DEI), como devo me comportar, para não infringir essa lei?

Então, gente, qual é o critério para aceitar as palavras bíblicas, o que nos convém? Aquilo que OUTROS decidem sem maiores explicações como CERTO e ERRADO?
Vamos parar com toda essa hipocrisia?
A FdP hoje, resolveu mesmo ser chata, viu?

11 comentários:

  1. Querida Fada!
    Infelizmente a tipificação não favorece e garante harmonia a sociedade.
    A crença coletiva continua e para nossa infelicidade, provavelmente continuará sendo a determinante do real.Subentenda esse real, como as malditas condutas impostas, seja pela
    sociedade através de influências religiosas, pensando-se na bíblia, ou mesmo impostas por diferentes instituições.
    A Bíblia, improvável e abstrata demais, quais são as provas que essa nos traz? Não consigo entender como meras mãos mortais tenham tido o poder de transcrever palavras divinas, estranho não? E pior, como essas palavras tenham conseguido se consolidar como "verdade absoluta".A forma como essas palavras foram impostas, o poder de persuasão de quem tinha poder de interpretá-las da forma como lhes era conveniente, atrasou o desenvolvimento da humanidade e ainda atrasa, pois muitos seres alienados não conseguem se desprender dessas e fazem injustas crenças coletivas.
    Mas quero deixar uma mensagem radical e utópica,"mesmo que o homem seja produto da própria civilização"(Marx), ele pode criar suas "próprias verdades", desde que não faça mal ( mate ou prejudique intensamente outros seres).

    ResponderExcluir
  2. arraso, ja tinha pensado nisso , váaaaaarias vezes, mas nunca tinha escrito. é um absurdo neh ?

    por que tanto ódio?

    ResponderExcluir
  3. Achei o texto mt bacana e gostei da sua linha de raciocínio.
    Sinceramente, cansei da ignorância humana e há muito tempo que deixei de acreditar em algumas palavras da Bíblia. Acredito na fé, em Deus, e sei que Ele é muito mais do que algumas pessoas pregam e ele ama o índividuo como é, pra Ele não há distinção. Os homens pegam seu proprio ódio e usam Deus como instrumento para proferí-lo.

    Abraços,

    Ana Miranda

    ResponderExcluir
  4. Humm...esse assunto provoca reflexões, não?!
    Eu gostei. Gosto da linha de raciocínio, também.
    Nos brinde com mais, Fdp! Sua "chatice", como vc disse, parece que agrada! rss...
    Super bjo. Saudade.

    ResponderExcluir
  5. Querida fada,
    Darei a minha singela opinião, já que
    sou um pouco leiga no assunto.
    Eu acredito que o mais importante é respeitar
    as pessoas, não fazer algo que possa prejudicá-las(em todos os sentidos), não matar, roubar, etc...
    Para mim, o básico são esses conceitos. Tirando isso, a pessoa deve fazer o que achar melhor para a sua vida e os outros não devem ficar julgando as suas atitudes! Por outro lado, o interessante seria fazer as coisas sem se importar com o que os outros vão pensar sobre isso!
    Além disso, como pode em Levítico (19:18) dizer: "Ame o seu próximo como a si mesmo" e Levítico (18:22) afirmar que as relações homossexuais são abomináveis?
    Vemos com esse único exemplo que a própria Bíblia é preconceituosa e, como muitos acreditam que ela é a verdade absoluta, propagam
    esse preconceito durante a sua vida!
    Lastimável!

    ResponderExcluir
  6. Bom, quem se interessar saiu um artigo interessante no blog do Daniel Piza (http://blog.estadao.com.br/blog/piza), disponível também na edição de ontem do Estadão, sobre a abordagem falaciosa da religião por parte dos religiosos, tentando desqualificá-la.
    Vale a pena ler para sacar melhor como funciona essa distorção de acordo com os interesses de quem maneja os argumentos.

    ResponderExcluir
  7. É curioso como certas pessoas lêem a bíblia com o único propósito de sustentar suas hipocrisias, deixando passar as mais óbvias verdades da santa escritura...
    É como diz Galvão "ler é uma coisa, interpretar é outra hahaha!". Mas afinal quem está interessado em interpretar aquilo que se lê? Se realmente entendessem os pontos importantes da bíblia estas pessoas teriam de mudar, mas mudar é difícil, então para que fazê-lo se ainda se encontram base para sua estupidez?

    É como o caso do criacionismo, ao invés de procurar entender a parte importante do Genesis, a parte que mais os interessa é de que Deus criou o mundo, e que como a bíblia é inquestionável esta é única verdade. O irônico é que p/ convencer as pessoas a acreditar nisso, eles precisão de um suporte pseudo-científico.

    No fundo melhorar como pessoa é o menor dos propósitos da maioria das pessoas que se encontram em determinadas religiões. Alguns chegam a defender que a crença deve nos ser imposta desde criança, o que de fato não contribui nem um pouco para entendermos a fé em sua verdadeira essência.

    Particularmente se na época pudesse escolher não gostaria de ter sido batizada dentro na igreja católica, mais tarde meus anos de catecismo só serviram para pegar birra da bíblia, o que é uma pena, pois apesar dos apesares este é livro muito interessante e gostaria de lê-lo se o peso da marca da igreja.

    ResponderExcluir
  8. Olá Fada!
    Os absurdos da Bíblia são muitos. Mas tornam-se ainda mais absurdos quando mal interpretados pelos seus fieis seguidores.
    Deixo as palavras-chave (porque não consegui deixar o link do youtube) do pastor que apareceu no fantástico e sua interpretação sobre a "mulher adúltera":

    "pastor fantastico keyboard cat"

    Grande abraço,
    De sua orientanda..R.

    ResponderExcluir
  9. Cara Fada,

    Sou um cristão. Assim, não olho a bíblia por partes, livros separados, mas com um olhar mais abrangente. Tenho sempre em mente que a bíblia trata de relatos de uma relação de um povo com um Deus; uma história escrita por homens e expressa por muitas estórias.
    Certamente, essa relação também pode ter acontecido com outros povos.
    Esse Deus que se revela à Abraão, como um Pai que se revela a uma criança, não podia ser compreendido em sua totalidade. Apenas após muitos anos de caminhada com Ele é que irá poder compreender sua verdade: revelada em Jesus.
    Imagine quando um pai fala a seu filho de 3 anos que não deve revidar a mordida que o amiguinho lhe deu, pois não é com violência que se combate a violência. Será que essa criança entenderá? E como essa criança relatará para a mãe o que o pai disse? Talvez dizendo que o pai privilegiou aquele que o mordeu.
    Sobre o homossexualismo naquela época, sem querer entrar profundamente no tema, penso que era muito diferente. Havia povos que, culturalmente, tinham práticas de grande violência sexual que eram aceitas como normais. Uma dessas práticas era a de homens mais velhos abusarem sexualmente de jovens adolescentes. O jovem era escolhido contra sua vontade para ser usado sexualmente, virava um prisioneiro de um adulto ou idoso.
    Bem, há muto mais nas entrelinhas das histórias e estórias bíblicas.
    Um abraço,
    JR

    ResponderExcluir
  10. Cara Fada,

    Você citou uma passagem do Levídico. Veja que esse livro foi escrito, segundo alguns estudiosos, a cerca de 1.300 anos antes de Cristo. E não sei há quanto tempo era passado oralmente. Nesse livro teremos um Deus falando com um povo com uma cultura escravagista.
    Olhe que Deus limita a escravidão:
    "Quando também teu irmão empobrecer, estando ele contigo, e vender-se a ti, não o farás servir como escravo."Levídico 25,39.
    Por que Ele não proibiu todo tipo de escravidão? Talvez tenha dito, talvez seja aquilo que poderia ser entendido pela dureza do coração daquele povo. Talvez para que PELO MENOS não matassem todos os inimigos, como era uma prática na época.
    Veja que Jesus dirá algo semelhante sobre a dureza do coração do povo:
    “Jesus respondeu: Moisés permitiu o divórcio porque vocês são duros de coração.” mATEUS 19

    ResponderExcluir
  11. Os cristãos não tiveram nem um poco de criatividade, copiaram a historia igualzinha do deus Hórus egípcio na criação de Jesus!!!

    ResponderExcluir