domingo, 5 de fevereiro de 2012

RECALCADA. UMA HISTÓRIA DE SEXO, ARROGÂNCIA E MULHERES (O USO SEXISTA DAS PALAVRAS).



Quando preciso de uma definição rápida de alguma palavra, recorro, infelizmente, aos recursos da rede. Isso, porque preciso usar as palavras em algum texto não acadêmico, nada de publicável em revistas qualizadas.
Um dos meus "instrumentos" é o trágico Dicionário online de língua portuguesa (www.dicio.com.br), lastimável recurso que, acredito, não somente eu utilizo.
Hoje, em uma conversa, ouvi o termo "recalcada". Sou estrangeira, os falsos cognatos me perturbam, assim como as assonâncias, o risco de falar entendendo algo através de uma semiose "filtro de sentidos" moldada em interpretações "estrangeiras" é muuuito grande.
Então, lá fui eu descobrir a definição corrente que é dada à palavra "recalcada".
Obviamente, precisei procurar o masculino, pois não se escreve, em um dicionário, a não ser quando inevitável (e veremos como isso acontece...), a definição de palavras declinadas no feminino.
Recalcado: Concentrado, reprimido.
Psicanálise Diz-se do indivíduo que sofre recalques.
Recalcar: Introduzir com força: recalcar uma cavilha.
Psicanálise Excluir de admissão consciente uma recordação, uma tendência etc.
Sinônimos: comprimir, refrear, conter e repisar.
Marquei em vermelho duas coisas.
Seguindo as pistas das definições, peguei aquela que melhor prometia: reprimido. Mas é também contido, moderado. Enfim, a certa altura desse passeio começam a aparecer termos como pedante, presunçoso.
No final, tem uma "área" muito interessante, no termo recalcado, que pode ser transposto para recalcada. Os/as recalcados/as são arrogantes, sim, mas o são de uma maneira que pode até ser agradável. Tem uma polidez no termo que descreve a própria polidez dos/as recalcados/as. São antipáticos em muitos aspectos, mas não de tudo.
Recalcado é sinonimo, ao mesmo tempo, de compreendido e de reprimido.
Compreendido é entendido. O exemplo que o www.dicio.com.br, no verbete entendido, é "homem entendido em negócios", que não é uma desvalorização, aliás, muito pelo contrário. Deveria me sentir até lisongeada, por ter a possibilidade de ser "entendida" em quanto "mulher entendida em negócios". Soa esquisito... Não soa do mesmo jeito, mas o www.dicio.com.br é para pessoas de marca vitoriana e não define a existência de um significado popular "chulo" ao feminino de entendido. A entendida, sabemos, não é a mesma coisa de um "homem entendido em negócios".
Para procurar, então, uma identidade de sentidos à palavra "recalcada" precisei sair da sinuca de bico representada pela cadeia de definição que me levou à inexistência, ainda em sua definição de palavra de baixo calão, da definição de "entendida". Muito bem, comecei, aí, a seguir as definições de outra palavra que traça os contornos de "recalcada". Para recalcado, tem a definição de percebido, que leva a "que se percebeu". Ou seja, percebeu-SE. O contrário do humilde: o arrogante. Sim, recalcado/a é uma forma de uma polidez maravilhosa para falar "arrogante". Não é sinônimo. É vizinho semioticamente. Tem definições, no conjunto de palavras que definem e que são sinônimos, de arrogante e recalcado que são comuns. É uma tonalidade da arrogância socialmente aceitável, pois em sendo contido o recalcado não exagera em seus modos e afirmações. Em geral, mas não sempre. Se fosse sempre contido em suas manifestações de arrogância, não seria arrogante, nem recalcado. Mas não, é recalcado, cuja cadeia de sentido leva a atitudes que, em suas ambiguidades, não são necessariamente negativas. O próprio verbete contido é... "contido". A sequencia contido/recalcado/reprimido indica uma arrogância no mínimo consciente de si mesma. Não tendo eu outras pistas a seguir, para pensar arrogante e recalcada, levo isso praticamente como um elogio, pois oferece uma gama de gradações de mim um pouco mais "abertas" do que simplesmente o rótulo "arrogante". O termo "recalcado" não é nem óbvio nem simples, quando usado para "definir" uma pessoa, a torna mais complexa ao invés de banaliza-la. Recalcada é uma arrogante politicamente correta em suas posturas, mas ainda assim, "pernóstica, pedante e pretensiosa" em muitos aspectos (vale a pena descobrir as definições...).
Depois de tudo isso, venho à questão que quero discutir:
Chamo aqui todos para testemunhar que, daqui em diante, tentarei eliminar o uso do adjetivo METIDA de toda e qualquer referência a mulheres, sejam elas "amigas" ou "inimigas", em qualquer circunstância eu me encontre.
Depois de eu explicar, vão entender porque é importante que uma pernóstica, arrogante, recalcada, pedante, pretensiosa (usem o termo que quiserem, eles apontam para uma única coisa, são somente "degraus diferentes" de expressar a mesma coisa) seja chamada com essas palavras, mas não com a palavra METIDA, pois é uma palavra que pertence a um campo semântico totalmente diferente... Ou, talvez, não.
Quero frisar que o problema não é a arrogância, mas o uso para definir uma mulher arrogante com a palavra METIDA.
Nada a ver. Nhão nhão nhão.
Arrogante (que pode derivar, pernosticamente, do latim arrogans, arrogantis, terceira declinação, portanto virou, em geral masculino, mas é difícil entender de cara o "gênero", pela terminação em e..., mas não se preocupem, indica, em primeiro lugar, o masculino) pertence à semântica de empolado (pernóstico, pedante), vaidoso, soberbo, presunçoso. Em breve: é um dos sete pecados capitais, é por culpa da arrogância de uma mulher que nos expulsaram do Éden... Ato de soberba... Pior ainda: existe uma tradição profundamente enraizada que diz que às mulheres cabe a modéstia, que a vaidade é pior em uma mulher... Uma mulher arrogante pode se-lo menos que um homem, sempre o será mais...
Presunçoso me surpreende, pois é tudo de mal, pois tem uma opinião muito elevada de si, é pretensioso, rebuscado... peraí, rebuscado é um termo interessante, é complexo, remete a recalcado, remete ao mundo barroco das metáforas "rebuscadas", será que é de todo ruim?
Lá fui eu ver. Rebuscado: esmerado, polido, requintado, aprimorado... eis a grande complexidade e riqueza de definir um arrogante usando o termo recalcado: também é polido. É, de certa maneira, um reconhecimento de qualidades... É uma crítica que elogia, um elogio que critica: cuidado com sua arrogância, mas pode ser algo legal dependendo do uso que você, recalcado, faz disso.
Nesses tempos de trajetórias limitadas entre o Big Brother Brasil e as fofocas da Veja, capazes de dividir de maneira monstruosa as opiniões, o uso de termos como recalcada para uma mulher é extraordinariamente enriquecedor.
Mas METIDA continua a não ter nada a ver com essa semântica.
Ouço com frequencia o uso da palavra "metido", em geral utilizado como sinônimo de arrogante.
E, com efeito, meu www.dico.com.br me explica que metido está na mesma "casa dos sentidos" de arrogante, pois diz que é alguém presumido e petulante. Diz outras coisas também, mas nunca ouvi o uso da palavra metido no sentido de "familiarizado, que vive em intimidade".
Então, METIDA seria o feminino de metido????
Não.
Não é.
Nada a ver.
O dicionário, nesse caso, define, através do uso que na gíria é feito o feminino de metido. Lembro que, no caso de entendida, a gíria não existia. Novamente, me vem a suspeita de escolha vitorianas...
METIDA: sf (part fem de meter) gír Cópula, coito.
Particípio feminino de "meter". Uma metida é um ato sexual realizado por alguém que "se mete" e alguém que, passivamente, "recebe".
A definição de meter, no dicionário, não se refere a qualquer ato sexual. Diz que meter é pôr dentro, introduzir. É evidente que se trata de um sentido bem ativo. Meter é usado também para indicar algo que, na gama de um imaginário ocidental é objeto de inúmeras narrativas: meter-se como aventurar-se, fazer algo sem estar em condições de faze-lo. Interessante o deslize para a esfera semântica do aventureiro, que vai desde Ulisses (o vagabundo) até Jack London e muito além. Oh, é tudo tão viril que se torna até estereótipo hollywodiano de muitos heróis, com efeito aventureiros, que se metem, se aventuram e, possivelmente, encontram uma mulher para exercer outro uso da primeira definição (ativa) que define o verbo.
Aventureiro tem uma oscilação fascinante de sentido, entre temerário e vagabundo).
Bom, chamar um macho de metido é menos feio do que a gente imagina. O campo semântico conjura para que o metido possa ser uma pessoa fascinante... um homem vivido. A definição de temeroso é a seguinte: Que infunde temor; terrível, assustador: o temeroso guerreiro não poupava os inimigos. (essa é a PRIMEIRA definição dada pelo meu dicionário de auxílio ao português.
Então, se metido é quem infunde temor; terrível, assustador: o temeroso guerreiro que não poupava os inimigos, enaltece uma certa idéia de virilidade correntemente presente no mercado das idéias.
E aí, METIDA é somente o feminino de metido?????
NÃO, DE JEITO NENHUM.
A definição é clara: é uma cópula.
Quando alguém, crente que está falando da arrogância de uma mulher usa o termo METIDA, simplesmente está dizendo que essa mulher não passa de uma presa sexual para um homem que, naquela situação é aquele que age feito "o temeroso guerreiro que não poupava os inimigos".
Sem sabermos disso, ou sabendo (o que é a mesma coisa), usamos uma expressão de um sexismo absoluto todas as vezes que denegrimos a complexidade do recalque de uma mulher, amarrando-a à pura sexualidade.
Como sou pernóstica, saibam que
SIC DIXIT FONS VOCABULÁRIUM PORTUGHESIS LINGUAE IN LINEA.


Um comentário: