quarta-feira, 19 de agosto de 2009

ANHANGUERA MON AMOUR: FRANCA NÃO É FRANÇA!



Estou em Franca. Cheguei segunda, na parte da tarde, para participar de um evento. Como tenho que trabalhar, não trouxe nada para fotografar, e estou muito, muito arrependida, dessa escolha. Fui boba, perdi a chance de revelar coisas fantásticas! Tudo bem, voltarei, afinal, não é longe de Black Stream. Por enquanto, contentem-se dessa foto emblemática da cidade e do panorama que tirei da janela do hotel graças ao celular...
Coisas que vi (e já sei que sem fotos ninguém vai acreditar...):
1) um monumento MUITO BRANCO de um deus grego "sentado" em cima de algo que se parece com um gigantesco membro masculino.
2) um outro monumento (está cheio, cheio, de monumentos, por aqui!): uma "piscina" (é azul, tem pastilhas e é grande) decorada com estátuas femininas também de estilo grego romano.
3) ... e esta é a melhor de todas.... O MESMO MONUMENTO QUE NINGUÉM SABE O QUE É que está no cruzamento entre a Independence Street e a 9th of july em Black Stream. Igual. Igual mesmo. Fui ver de perto (o de Franca, que o de Black stream é muito perigoso, está, literalmente, no meio do trânsito), e cheguei à conclusão de que, se no âmbito da fauna impossível de bovinos, equinos, aves e "sapídeos" não há bicho igual a outro bicho, no que diz respeito aos monumentos "oficiais" a coisa não se aplica: é o mesmo, MESMO!!!! Pergunto-me se por aqui também o tal de monumento fálico é utilizado no dia 1 de dezembro para se tornar a "base de sustentação" de gigantescas camisinhas.
Pergunto-me, também, se foram comprados juntos, pelas duas prefeituras, para ter desconto (tipo compre dois, pague um).
Sei lá, é que ontem, depois de trabalhar, passeei um pouco pelo centro. Mas Paris não está aqui, por culpa de uma pequena cedilha, perdida talvez no oceano.
Resultado: uma cidade "espalhada", imensa em termos topográficos, tediosa, descolorida, fora nos pontos em que alguém resolveu usar cores improváveis em moradias e prédios.
O hotel onde estou faz jus ao nome: Tower Hotel, e uma torre ele é. Redondo. Alto. Azulzinho. O fato de ser redondo complica um pouco a situação dos quartos: estão todos enviesados, a gente entra e tropeça na cama. Engraçadas, essas escolhas arquitetônicas...
A cidade tem um cheiro próprio, quando bate o vento (e bate todo dia), graças à contribuição das matérias químicas de tratamento do couro, indústria local que, aqui, É a modernidade. Vejam bem, se não tiverem vontade de vir pra cá, não tem problema: eu prometo que vou poupá-los da viagem e vocês poderão descobrir a FRANCA sem Paris e evitar o gasto de tempo e dinheiro...
Au revoir, por enquanto, do FIM DE LINHA da Anhanguera!




2 comentários:

  1. Fada,
    Eu tb tive essa impressão de Franca ser uma
    cidade "espalhada", tediosa...
    Além disso, andei mto a pé por lá e percebi como mtos habitantes de Franca dirigem mal. Seta é algo que a maioria desconhece, falta semáforos e não se respeita as faixas de pedestre, como na maioria das cidades brasileiras. Ah, isso sem contar daquela rotatória super perigosa que tem bem em frente à Unesp. Já sei de uma unespiana que foi atropelada lá!
    Ai, ai...acabei de conhecer a cidade de Franca. Mas, não vejo a hora é de conhecer a Franca com cedilha! rs.

    ResponderExcluir
  2. ^^" Desculpa a minha cidade natal ser tão interessante!! Se não souber aonde procurar ela não tem nada mesmo! Costumo dizer que Franca, na verdade são 3 cidades em uma, cada uma com seu estilo e pontos atrativos!! ^^ A piscina que comentou é uma fonte muito bonita quando ligada (o que só ocorre em festividades como Natal, ano novo e festa a Festa de Nossa Senhora Achiropita!!! ^^ As estátuas representam as estações do ano!! ^^ Eh uma das poucas coisa em Franca que eu fico feliz em contar!! Apesar de não ser uma obra prima do renascimento, acho ela bem bonita!! Quando quiser voltar a Franca me avisa! podemos ir juntas eu eu lhe apresento o pouco que tem de interessante na cidade, pelo menos no meu ver....

    ResponderExcluir