segunda-feira, 19 de abril de 2010

POR QUE NÃO POSSO FICAR BRAVA???



Oi, gente! Antes de continuar com minhas reflexões sobre as criaturas diferentes, preciso escrever algumas coisas outras. Coisas que venho matutando há um tempo e que me incomodam cada vez mais. Eu sei, bobagens, que deveria deixar de lado, pois ninguém acredita... em publicidades! MAS... será que as publicidades que andam passando por aí são somente bobagens, ou acabam refletindo algo que, em algum momento, mexe com a gente? Eu estou começando a achar que aquela entidade de controle das propagandas na TV não faz muito bem seu trabalho, ou, quanto menos, não cuida bem das coisas que passam na minha telinha.
Refiro-me, especificamente, a umas "peças" vergonhosas, as que acabam, sim, se refletindo em posturas comuns na minha vida. Não, dessa vez não é a invasão das privadas (sempre sujas) das pobres donas de casa. Refiro-me a publicidades que me tratam como uma verdadeira idiota.
Uma, por sorte, acabou. No mês de março, mês das mulheres (o que vem a ser isso, só os cretinos dos publicitários sabem, a essa altura do campeonato), fui reiteradas vezes convidada, por uma marca que não quero nem nomear de desodorantes, a "passar o mês sem transpirar". Pois, evidentemente, para uma mulher, transpirar no mês de março é alguma culpa... Confesso que, morando em um lugar como Black Stream, com temperaturas acima de trinta graus, a tarefa de não transpirar não deu certo para mim. Serei eu uma má mulher?
Bom, passou março, passou esta bobagem, mas aí...
Aí alguém inventou que "As mulheres se entediam facilmente", ou, pelo menos, assim afirma o gênio da propaganda que tenta vender um desodorante perfumado para homens. Porcaria, estou cansada de ser vista como um ser leviano, cuja cabeça, enquanto fêmea da espécie, não consegue se focar por um tempo superior aos poucos segundos em algo sem me entediar...
Tudo bem, para vender produtos masculinos, evidentemente, é necessário dizer absurdos sobre meu gênero, mostrar como somos cabecinhas de vento...
MAS AÍ... MAS AÍ.... VEIO A PÉROLA, o suprassumo da imbecilidade condensada em trinta segundos.
O produto: um analgésico.
A publicidade: um escritório de mulheres com um pobre coitado, um homenzinho perdido nas mãos de animais selvagens e descontrolados que seriamos nós, as terríveis fêmeas da espécie, reduzidas, mais uma vez, não a pessoas, mas a um conjunto sempre (des)controlados unica e definitivamente pelos hormônios.
O cara entra em uma sala onde está uma mulher (a chefa?), que está com dor de cabeça e "ruge" contra ele. Aí, o cara abre a gaveta de sua mesa e, sem que ela se aperceba, deixa um presente: uma caixinha desse produto "milagroso", que vai, com certeza, "amansá-la" da TPM. E aí, uma visão do inferno: um bando de mulheres, evidentemente todas descontroladas, mas que ele vai "domesticar" graças a essas pilulazinhas mágicas.
Eu me senti ofendida.
Eu não sou somente TPM. Cansei, cansei, que todas as vezes que não fico sorrindo, porque de repente estou com contas a pagar, com problemas a serem resolvidos em casa, no trabalho, ou por outras razões, alguém reduza tais razões ao mau humor da TPM.
E cansei de ver que minha vida, que é feita de altos e baixos, que é feita de tantas nuanças, é reduzida única e exclusivamente ao fator hormonal.
Por que isso me incomoda? Afinal, não é somente uma publicidade estúpida?
Não, porque na vida quotidiana, a vida que todas conhecemos, aquela em que também nós mulheres enfrentamos engarrafamentos/contas/dentistas/testes/filhos/trabalhos/despesas/dificuldades, enfim, o que é a realidade, quando não agimos feitas bonequinhas que sorriem e são meigas, quando não obedecemos e não nos submetemos a alguma tutela &/ou abuso masculino, eis que vem a frase fatídica:
"Está com TPM, heim?"
Não, não estou com TPM. Estou mesmo é enfrentando a mesma vida complicada que você, que tem um pinto e que tem, também, hormônios.
Então, vamos parar com essa brincadeira? Moças & senhoras, até quando vamos aceitar que nossas habilidades sejam sempre representadas como "acidentes da natureza" e não como algo que faz parte de nosso viver em uma sociedade, de nossos esforços e de nossas lutas?
Para o nosso direito de transpirar,
para o nosso direito de não sermos consideradas levianas que se entediam feitas crianças de quatro anos,
para o nosso direito de ficarmos bem bravas, perante a estupidez, e não pela TPM, vamos rugir e cuspir as pilulazinhas na cara de quem nos trata pior que bicho descontrolado!

Um comentário:

  1. Concordo TOTALMENTE FDP, falou tudo que sempre me deixou indignada e revoltada.
    Tô cansada disso ... da vontade de mandar tudo pra ****!!!!!!

    ResponderExcluir