terça-feira, 27 de abril de 2010

MACABÉIA SÓ MERECE MORRER!



Há anos tentei ler, várias vezes, alguma coisa da Clarice Lispector. Quer por imaturidade, quer porque não gosto do rótulo de "literatura feminina", acabei desenvolvendo um certo preconceito contra a autora. Isso acabou impedindo que conseguisse levar a cabo a leitura, não digo de "A paixão segundo GH", que é um livro de muitas páginas, mas até de "A hora da estrela".
Pois bem.
Esse preconceito acabou, e para tanto, preciso, em primeiro lugar, agradecer uma colega que, em uma palestra de grande requinte de conteúdo e de forma, conseguiu despertar meu interesse pela Clarice Lispector.
Tanto que, agora, estou desesperadamente procurando "A paixão segundo GH", aparentemente esgotado nas principais livrarias do estado.
Mas, no entanto, lá fui eu, um sábado de manhã, acordar às seis.
Olhos em forma de bola na semi-escuridão do meu quarto.
Sem, é claro, dar conta de voltar a dormir. Assim, como estava eu fresquinha da palestra, levantei de vez e fui para minha estante, procurar minha edição em italiano de "A hora da estrela".
Sábado.
Seis da manhã.
Às nove e meia tinha marcado com minha carona para pegar a estrada de volta para Black Stream (eh, eu estava em Capital City).
Então, considerando que tinha que arrumar minha maleta, separar os livros para minha semana de trabalho, olhei para "A hora da estrela" e decidi:
Agora ou nunca.
Em pouco mais de duas horas eu tinha que ler e tirar, finalmente, alguma consideração pessoal alheia aos preconceitos estúpidos.
Sentei no sofá e comecei minha leitura.
Amei a crueldade sádica e cruel da Clarice.
Macabéia realmente só pode morrer. DEVE morrer.
Merece mesmo.
Oh, mulher inútil,
mansa de dar raiva!
O concentrado de tudo que é desprezível no universo dos ideais femininos!
Matar a Macabéia é um ato devido, sim senhores, e Clarice revelou-se mestra em eliminar, de vez, aquilo que mais pode ter de odioso e inútil no imaginário sobre uma mulher.
Essa personagem é o suprassumo do que de pior uma mulher pode representar: mansidão, mediocridade, passividade, bondade covarde...
Macabéia não tem cabimento no mundo.
Obrigada, Clarice, por eliminar essa criatura hedionda.
Aliás.
Obrigada por materializá-la, tornando, assim, possível sua destruição.
Agora, quero ler "A paixão segundo GH".
Acho que passei a gostar de Clarice Lispector.
Obrigada, Lucília, pela palestra que tirou a limpo meus preconceitos!
E, principalmente:
OBRIGADA, MACABÉIA, POR SUA INUTILIDADE EM VIDA E EM MORTE!

Um comentário:

  1. hauhauhaua amei o comentário!!!!
    Se ainda lhe é util minha querida Fada http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/307499/a-paixao-segundo-gh/?ID=C91DD3B17D90C160F0E321129&PAC_ID=26353
    Muitos beijos e obrigada!!! ^-^

    ResponderExcluir